O Repórter

Rússia bombardeia cidade natal de Zelensky

Kryvyi Rih fica na província de Dnipropetrovsk

Por Agência Ansa
15 de setembro de 2022 às 12:26
Atualizada em 15 de setembro de 2022 às 12:28
Compartilhe a notícia:
EPA
Rússia bombardeou barragem em Kryvyi Rih.
Rússia bombardeou barragem em Kryvyi Rih.

ROMA - As forças da Rússia bombardearam nesta quinta-feira (15) o município de Kryvyi Rih, cidade natal do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

O chefe da administração militar local, Oleksandr Vilkul, pediu para os cidadãos permanecerem em abrigos antibombas e "não publicar nada nas redes sociais". Não há notícias sobre mortos ou feridos.

Na última quarta (14), parte do município já havia sido evacuada por conta de um ataque russo contra uma barragem no rio Ingulets, provocando o alagamento de algumas regiões da cidade.

"O sistema hídrico não tem nenhum valor militar, e centenas de milhares de civis dependem dele todos os dias", disse Zelensky em seu último vídeo noturno.

"A estação de bombeamento de água foi destruída. O rio atravessou a barragem e transbordou", reforçou a deputada ucraniana Inna Sovsun.

Kryvyi Rih tinha quase 650 mil habitantes até o início da guerra e fica na província de Dnipropetrovsk, no leste do país.

Ainda sob domínio da Ucrânia, Dnipropetrovsk é considerada estratégica porque divisa com as províncias de Kharkiv, Donetsk, Zaporizhzhia, Kherson e Mykolaiv, principais palcos do conflito com a Rússia.

Últimas de Mundo