O Repórter

Rússia chama discurso de Biden na ONU de 'indecente'

Moscou acusou presidente americano de fazer 'citações falsas'

Por Agência Ansa
22 de setembro de 2022 às 11:24
Atualizada em 22 de setembro de 2022 às 11:26
Compartilhe a notícia:
EPA
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, visitou Veliky Novgorod.
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, visitou Veliky Novgorod.

ROMA - A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, definiu como "indecente" o discurso do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Organização das Nações Unidas (ONU).

Zakharova afirmou que o mandatário norte-americano "fez uma falsa citação sobre as palavras" ditas pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin.

"Quanto ao discurso do presidente dos Estados Unidos, acho que foi absolutamente indecente a forma como começou. O fato é que ele iniciou 'citando o presidente da Rússia'. Nós, como sempre, começamos a verificar as palavras de Biden. Ele disso aquilo seguramente, mas o presidente russo não disse isso", declarou a porta-voz.

Na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, Biden focou no conflito na Ucrânia e não deixou de criticar o governo de Putin no decorrer de seu discurso. O democrata acusou Moscou de violar a Carta da ONU e de ter voltado a fazer ameaças nucleares contra a Europa.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Ryabkov, garantiu que a Rússia vai considerar seriamente "qualquer sinal de vontade dos Estados Unidos de melhorar as relações", mas não escondeu que a direção para isso acontecer está no caminho "contrário".

A ONG Ovd-Info informou que mais de 1,3 mil pessoas em 39 cidades foram detidas pela polícia russa nos protestos contra a "mobilização parcial" ordenada ontem (21) pelo chefe de Estado russo para a guerra na Ucrânia. Em Moscou, a previsão é que ao menos 527 indivíduos tenham sido detidos pelas forças de ordem.

O jornal "Moscow Times", por sua vez, apontou que um escritório de recrutamento e um prédio administrativo foram atacados durante a noite por manifestantes.

Últimas de Mundo