O Repórter

Rússia dá ultimato para rendição em indústria de Severodonetsk

Tropas de Moscou cercaram complexo químico Azot

Por Agência Ansa
15 de junho de 2022 às 09:56
Atualizada em 15 de junho de 2022 às 09:57
Compartilhe a notícia:

ROMA - A Rússia deu um ultimato para a rendição das forças ucranianas que estão entrincheiradas na indústria química Azot, em Severodonetsk, cidade da província de Lugansk que já foi quase totalmente conquistada por Moscou.

O general Mikhail Mizintsev, oficial que liderou o assédio a Mariupol, disse que os combatentes deveriam "parar sua resistência insensata e entregar as armas" a partir das 8h (horário local) desta quarta-feira (15).

De acordo com o prefeito de Severodonetsk, Oleksandr Stryuk, cerca de 560 civis continuam escondidos no complexo químico. Já os combatentes estariam nos subterrâneos da indústria, que arrisca repetir o cenário visto na siderúrgica Azovstal, em Mariupol.

A Rússia chegou a anunciar um corredor humanitário para evacuar os civis da Azot, mas a medida não foi concordada com a Ucrânia.

"Um homem de 74 anos saiu às 7h desta manhã e estava sozinho.

Ninguém disse aos civis que a evacuação estava prevista para hoje", disse um oficial da autoproclamada república de Lugansk, Aleksandr Nikishin.

Severodonetsk é uma das cidades mais importantes da província de Lugansk, que, junto com a vizinha Donetsk, integra o Donbass, região geográfica de maioria étnica russa e cuja soberania é defendida por Moscou.

Últimas de Mundo