O Repórter

Rússia revoga licença de site de vencedor do Nobel da Paz

Novaya Gazeta era um dos poucos portais independentes da Rússia

Por Agência Ansa
15 de setembro de 2022 às 12:18
Atualizada em 15 de setembro de 2022 às 12:20
Compartilhe a notícia:
EPA
Muratov teve seu site e jornal com licenças revogadas.
Muratov teve seu site e jornal com licenças revogadas.

MOSCOU - A Corte Suprema da Rússia, sob pedido da agência que controla a mídia no país, a Roskomnadzor, revogou a licença do site jornalístico "Novaya Gazeta" nesta quinta-feira (15).

O portal tem como dos vice-diretores e cofundadores o Nobel da Paz de 2021, Dmitry Muratov, e a versão impressa da publicação sofreu com a mesma revogação há exatos 10 dias.

Porém, a circulação do jornal em papel já havia sido suspendida pelos próprios editores em março por conta do aumento de repressão contra jornalistas, ficando apenas disponível a versão online. O próprio Muratov foi alvo de um ataque dentro de um trem.

O "Novaya" era uma das pouquíssimas mídias independentes russas que não haviam sido fechadas pelo governo de Vladimir Putin desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro. Logo nos primeiros dias de conflito, o Kremlin baixou leis que proibiam que qualquer tipo de mídia publicasse notícias que fossem contrárias à guerra - que precisa ser chamada de "operação militar especial".

No entanto, segundo a nota oficial divulgada pelo próprio portal, o site foi acusado pela Rozkomnadzor pela polêmica lei de "ser um agente estrangeiro".

"Nós temos o direito de recorrer da decisão e certamente vamos fazer isso", destaca ainda o comunicado.

Muratov e a jornalista filipina Maria Ressa foram premiados com o Nobel da Paz de 2021 por conta de sua atuação independente contra governos autoritários, continuando a exercer a profissão mesmo com todos os riscos.

O "Novaya Gazeta", fundado em 1993, já teve seis de seus jornalistas assassinados ao longo dos últimos anos e agora praticamente todos os seus editores fugiram da Rússia.

Últimas de Mídia & Cia