O Repórter

Senado aprova Medida Provisória que agiliza concessões do INSS

Texto segue agora para sanção presidencial

Por OREPORTER.COM
03 de agosto de 2022 às 22:45
Atualizada em 03 de agosto de 2022 às 22:53
Compartilhe a notícia:
reprodução
Medida Provisória muda o modelo de análise de pedidos de benefícios ao INSS.
Medida Provisória muda o modelo de análise de pedidos de benefícios ao INSS.

BRASÍLIA - O Senado Federal aprovou a Medida Provisória (MPV 1.113/2022) que traz mudanças no modelo de análise de pedidos de benefícios ao INSS. O texto dispensa a passagem por exame da perícia médica federal para requerimentos de auxílio por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença. O objetivo é reduzir o prazo de espera do agendamento de perícias do INSS. O texto segue agora para sanção presidencial.

Dessa forma, o Ministério do Trabalho e Previdência vai definir as condições para a dispensa do exame. A pasta definirá quando a concessão do auxílio por incapacidade temporária estará sujeita apenas à análise documental, incluídos atestados e laudos médicos. Esse modelo foi usado nos anos de 2020 e 2021 devido às restrições causadas pela pandemia de covid-19.

Segundo o governo federal, o objetivo da MP é reduzir o prazo de espera do agendamento do Serviço de Perícia Médica Federal, que atualmente leva em média 60 dias e conta com 738 mil pedidos pendentes.

----------
Quer ficar longe das fake news?
 Vem com a gente! OREPORTER.COM está
no Facebook, Twitter Instagram e Youtube. Siga-nos, compartilhe o nosso conteúdo e tenha notícia em tempo real onde você estiver.

 

Últimas de Brasil