O Repórter

TBT Rock in Rio: como foi a primeira edição do festival

Com 10 dias de duração, mais de 1 milhão de pessoas estiveram presentes em 1985

© divulgação / Rock in Rio
Por OREPORTER.COM
11 de agosto de 2022 às 11:26
Atualizada em 12 de agosto de 2022 às 11:48
Compartilhe a notícia:
divulgação / Rock in Rio
A lama de 1985 virou lembrança e marketing de um dos maiores festivais de música do planeta.
A lama de 1985 virou lembrança e marketing de um dos maiores festivais de música do planeta.

RIO - A ideia era promover um grande espetáculo de rock. As chances de dar certo eram mínimas dadas as condições da época, onde o Brasil tinha pouco expertise na produção de mega eventos. Estamos falando do ano de 1985.

A Barra da Tijuca, hoje um endereço nobre na Zona Oeste do Rio, era praticamente um pântano no século passado. A região havia sido criada quatro anos antes por meio de um decreto de 23 de julho de 1981 e o endereço do primeiro festival conta até hoje como Jacarepaguá.

Mas alguém enxergava naquele lugar potencial para atrair multidões.



O empresário e publicitário Roberto Medina com a experiência da promoção de um show histórico de Frank Sinatra no Maracanã anos antes, tinha um sonho que se tornaria realidade em janeiro de 1985, data da primeira edição do Rock in Rio.

Medina começou a desenhar o projeto no início da década de 80 e confessa que Frank Sinatra, o  falecido cantor e ator americano, proporcionou a realização do primeiro festival.



Em 1980 o empresário carioca conseguiu renir 175 mil pessoas no Maracanã para o show de Sinatra e entrou para o livro dos recordes. O feito alçou Medina a patamares nunca antes visto.

Frank Sinatra, então, tornou-se uma espécie de padrinho do festival e com a ajuda do cantor, Roberto Medina, que antes recebia sonoros "nãos" ao tentar montar o line-up do evento, passou a contar com a afirmativa de artistas de peso.

Ozzy Osbourne e a banda Queen foram os primeiros a acertar sua participação no Rock in Rio de 1985.



Com tudo organizado, o que seria chamado hoje de Cidade do Rock recebeu artistas como: Ney Matogrosso, Erasmo Carlos, Baby & Pepeu, Whitesnake e Iron Maiden que abriram caminho para que o Queen tivesse o seu apoteótico momento, no qual o cantor Freddie Mercury regeu um coro de centenas de milhares de vozes na canção “Love of my life”.



Contudo, em entrevistas, Medina lembra de fatos não tão agradáveia nos dias de hoje mas que, pelas circunstâncias, deram um certo charme ao Rock in Rio daquele ano.

"Eu me lembro que no dia que começou a lama, eu falei assim, ‘Eu vou sair mais cedo porque esse pessoal deve estar me odiando com esse lamaçal’. Quando eu saí de lá, tinha uma família que você só via os olhos e os dedos [risos]. Os caras me abraçaram e falaram, ‘Ah, você criou o maior chiqueiro do mundo, você é um gênio’. Eu, então, falei, ‘Eu acho que eles estão gostando’.



O Rock in Rio tornou-se reconhecido como um dos maiores festivais musicais do planeta e neste ano será realizado nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de Setembro, tendo em seu line-up nomes como: Iron Maiden, Guns N’ Roses, Dua Lipa, Green Day, Avril Lavigne, Living Colour, Coldplay, Justin Bieber e muito mais.

Últimas de Cultura