O Repórter

TCU abre processo de apuração em assédios existentes na Caixa

A iniciativa foi comunicada pela presidente do Tribunal, ministra Ana Arraes.

Por OREPORTER.COM
04 de julho de 2022 às 10:11
Atualizada em 04 de julho de 2022 às 10:17
Compartilhe a notícia:
Fábio Pinheiro / TCU

BRASÍLIA - A Presidente do TCU, ministra Ana Arraes determinou internamente a solicitação de informações sobre os mecanismos de prevenção e combate ao assédio existentes na Caixa Econômica Federal.

O TCU atendeu a pedido do Ministério Público de Contas, feito pelo subprocurador Lucas Rocha Furtado.

“Considero pertinente que este Tribunal realize ação de controle para avaliar o grau de maturidade dos instrumentos e das práticas de que esse banco público dispõe para prevenir e punir casos de assédio”, destacou a presidente.

Para a ministra, independentemente dos casos concretos que eventualmente estejam sendo investigados pelo Ministério Público Federal, é importante a atuação do TCU sob a perspectiva de avaliação e proposta de aprimoramento do Estado.

No comunicado, a Presidente comentou sobre o assédio no ambiente de trabalho como tema de grande relevância, que precisa ser mais bem enfrentado no âmbito da administração pública, uma vez que, além dos efeitos danosos à vítima, ainda ocasiona prejuízos à instituição e à sociedade.

“Esse episódio recente, que merece ser investigado e, se confirmado, punido com todo rigor, é apenas um sintoma grave de um problema muito maior, que é a ausência de políticas eficazes de prevenção e combate ao assédio nas organizações públicas. E, se formos tratar a situação apenas com olhar punitivo, isso não resolverá o futuro, apenas o passado”, alerta a presidente Ana Arraes.  

Confira a íntegra do comunicado da presidente do TCU

Últimas de Política