O Repórter

Terremoto de 7.8 mata mais de 1,4 mil pessoas em Turquia e Síria

Balanço de vítimas ainda deve se agravar

Por Agência Ansa
06 de fevereiro de 2023 às 07:47
Atualizada em 06 de fevereiro de 2023 às 07:50
Compartilhe a notícia:
EPA
Destruição provocada por terremoto em Aleppo, na Síria.
Destruição provocada por terremoto em Aleppo, na Síria.

ROMA - Um terremoto de magnitude 7.8 na escala Richter matou mais de 1,3 mil pessoas na Síria e na Turquia nesta segunda-feira (6).

O abalo sísmico ocorreu às 4h17 da madrugada (horário local), com epicentro perto da cidade turca de Gaziantep, quase na fronteira síria.

Até o momento, as autoridades confirmam 912 mortos na Turquia, 326 nas áreas da Síria controladas pelo governo e 120 nas zonas sob domínio de grupos rebeldes, totalizando 1.358 vítimas.

Os números, no entanto, ainda devem subir, uma vez que socorristas seguem vasculhando escombros em busca de mortos e feridos. O tremor também foi sentido em outros países do Oriente Médio, como Israel e Líbano.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que o país ainda contabiliza 5.385 pessoas feridas no terremoto e 2,8 mil imóveis desmoronados.

Por meio de um comunicado, o governo dos Estados Unidos disse estar pronto a fornecer assistência, enquanto a União Europeia ativou seu mecanismo de Defesa Civil e já enviou as primeiras equipes de socorro.

"Plena solidariedade às populações de Turquia e Síria após o terremoto desta manhã. Estamos de luto com as famílias das vítimas", afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Já o presidente da Itália, Sergio Mattarella, enviou uma mensagem de solidariedade a Erdogan. "Soube com profunda tristeza e acompanho com atenção as notícias sobre o terremoto que atingiu de forma tão grave a zona sudeste da Turquia. Neste momento de luto, a Itália está próxima, com sentimentos de solidariedade, à dor do amigo povo turco", afirmou.

A premiê Giorgia Meloni, por sua vez, expressou "proximidade e solidariedade às populações atingidas" e destacou que acompanha as notícias sobre o terremoto "constantemente". O ministro italiano das Relações Exteriores, Antonio Tajani, colocou a Defesa Civil do país à disposição da Turquia.

A Itália chegou a emitir um alerta de possível tsunami para o sul do país após o terremoto, mas já revogou o alarme.

Últimas de Mundo