O Repórter

Tiroteio em supermercado de NY é visto como símbolo de ideologia supremacista

Por OREPORTER.COM
14 de maio de 2022 às 23:15
Atualizada em 14 de maio de 2022 às 23:20
Compartilhe a notícia:
Foto: John Hickey

NOVA YORK, EUA - Um crime de ódio racialmente motivado derramou o sangue de 13 pessoas, deixando 10 delas mortas, em Buffalo no sábado, disseram autoridades americanas que atenderam a trágica ocorrência.

"Isso foi pura maldade: um crime de ódio racialmente motivado de alguém de fora da nossa comunidade, fora da cidade dos bons vizinhos", disse o xerife do condado de Erie, John Garcia.

E nao surpreendentemente, então, o assassinato em massa na comunidade afro-americana de Buffalo  - e o jovem de 18 anos acusado de cometê-lo  - rapidamente passou a ser visto como algo ainda maior do que uma tragédia sem precedentes de Buffalo. Eles passaram a ser vistos por aqueles que estudam a supremacia branca como símbolos de uma crescente ideologia racista que explode em tiros em eventos aparentemente aleatórios conectados apenas por ódio e derramamento de sangue.

O atirador acusado, Payton S. Gendron, de 18 anos, de Conklin, perto de Binghamton, foi indiciado por homicídio no sábado, e fontes disseram que ele também deve enfrentar acusações federais de crimes de ódio, o que poderia, sob a Lei Federal, significar que Payton poderia terminar os seus dias de vida em uma penitenciária federal. O estatuto federal de crimes de ódio permite que suspeitos sejam acusados ''em tribunal federal quando seu motivo envolver raça, religião ou qualquer uma das várias outras caracteristicas definidoras.

Últimas de Mundo