O Repórter

TSE reúne informações sobre título, processo eleitoral e combate às fake news

Por OREPORTER.COM
04 de maio de 2022 às 03:13
Atualizada em 04 de maio de 2022 às 03:19
Compartilhe a notícia:
José Cruz / Agência Brasil

RIO - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece inúmeros meios para ajudar os eleitores a terem acesso às principais informações sobre o processo eleitoral deste ano. Além disso, o Tribunal usa os canais de comunicação da instituição para desmentir boatos, contando também com uma parceria com redes sociais, plataformas digitais e várias agências de checagem para combater notícias falsas com conteúdo verdadeiro .

A matéria desta terça-feira (3) da série “Quatro”, traz quatro páginas do Portal do TSE ou do Portal da Justiça Eleitoral que qualquer pessoa precisa conhecer: Autoatendimento do Eleitor, “Eleições 2022”, Fato ou Boato e Tudo sobre o Título Eleitoral.

Desde o dia 25, a série de matérias vem destacando informações relevantes relacionadas à data de 4 de maio, uma das principais do calendário eleitoral das Eleições 2022. Ela marca a véspera do fechamento do cadastro eleitoral para o pleito deste ano.

A ideia da série é transmitir, em textos especiais e com uma linguagem ainda mais simples, mensagens importantes para que todos possam participar do pleito de 2022 com paz, segurança e confiança.

Confira abaixo uma descrição das quatro páginas:

Autoatendimento do Eleitor

Por meio do Autoatendimento do Eleitor, uma nova seção do Portal do TSE, todo o processo de alistamento, atualização e regularização cadastral é feito on-line, em um só lugar. E não é só isso: a página ainda permite a impressão do título de eleitor, o acesso a informações como o local de votação, a atualização cadastral e a alteração do domicílio eleitoral, entre outras funcionalidades.

Eleições 2022

As informações sobre as Eleições Gerais de 2022 foram reunidas no Portal do TSE em uma página totalmente dedicada ao pleito, seguindo as datas previstas no calendário eleitoral deste ano.

A seção “Eleições 2022” traz links para o Portal da Justiça Eleitoral, estatísticas eleitorais, alistamento de mesários, missões de observação eleitoral, normas que regem o pleito, pesquisas eleitorais, locais de votação, segurança do processo eleitoral e urna eletrônica, entre outros. Conta ainda com áreas de interesse das candidatas e candidatos, partidos, coligações e federações partidárias, como os links para o Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais (DivulgaCandContas) e para a divulgação de resultados.

Fato ou Boato


O combate à desinformação é prioridade da Justiça Eleitoral. Criada em 2020 para ampliar o esclarecimento de informações relacionadas ao processo eleitoral, a página Fato ou Boato fomenta a circulação de conteúdos verídicos e estimula a verificação por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos. Essa iniciativa integra o Programa Permanente do TSE de Enfrentamento à Desinformação.

Tudo sobre o Título Eleitoral


No Portal da Justiça Eleitoral, há uma área específica sobre o título de eleitor. Na página, é possível conferir todas as informações sobre o documento, tais como: de que forma tirar e votar; como funciona o e-Título; serviços ofertados pela Justiça Eleitoral ao eleitor; imagens de alguns títulos de eleitor de 1881 a 2018; respostas para os principais questionamentos sobre o assunto; e orientações para o antes, durante e depois do voto, entre outros temas.

Últimas de Política