O Repórter

Ucrânia e Rússia negociarão na Turquia sobre grãos, diz jornal

Encontro com participação da ONU deve ocorrer na semana que vem

Por Agência Ansa
21 de junho de 2022 às 13:46
Atualizada em 21 de junho de 2022 às 13:47
Compartilhe a notícia:
Ansa
Submarino russo no Estreito do Bósforo, na Turquia
Submarino russo no Estreito do Bósforo, na Turquia

ROMA - Delegações de Rússia e Ucrânia devem se reunir na semana que vem em Istambul, na Turquia, para negociar a criação de corredores navais para a exportação de grãos no Mar Negro.

De acordo com fontes da Presidência turca citadas pelo jornal Milliyet, as tratativas devem ter a participação do mandatário Recep Tayyip Erdogan e do secretário-geral da ONU, António Guterres, com o objetivo de desbloquear os portos ucranianos "dentro de um mês".

A data exata das negociações ainda não foi confirmada oficialmente, mas uma delegação militar da Turquia deve viajar à Rússia nesta semana para discutir o funcionamento dos corredores de grãos.

O plano turco prevê a exportação de 35 milhões a 40 milhões de toneladas de grãos da Ucrânia através dos estreitos do Bósforo e de Dardanelos nos próximos seis a oito meses.

De acordo com a emissora estatal turca TRT, os ministérios da Defesa de Ancara, Kiev e Moscou estabeleceram uma linha de comunicação de emergência para discutir a gestão dos corredores navais. Os representantes que participarão desse canal serão escolhidos entre os generais das respectivas forças armadas.

A Rússia impôs um bloqueio naval aos portos ucranianos no Mar Negro, o que impediu Kiev de exportar milhões de toneladas de grãos para outros países. Esse cenário ameaça causar uma crise alimentar de proporções globais, com a disparada dos preços no mercado internacional.

Para liberar o acesso à costa ucraniana, Moscou exige a desminagem dos portos, mas Kiev teme que, ao fazer isso, os locais fiquem vulneráveis a ataques russos.

Últimas de Mundo