O Repórter

Ucrânia inicia evacuação de 200 mil pessoas em Donetsk

Tropas russas e as milícias separatistas já tomaram quase 100% da província de Lugansk e agora tentam avançar

Por Agência Ansa
02 de agosto de 2022 às 10:47
Atualizada em 02 de agosto de 2022 às 10:51
Compartilhe a notícia:
Ansa
Prédio destruído por bombardeio russo em Chasiv Yar, na província de Donetsk.
Prédio destruído por bombardeio russo em Chasiv Yar, na província de Donetsk.

DNIPRO - A Ucrânia iniciou nesta terça-feira (2) a evacuação de mais de 200 mil pessoas residentes na província de Donetsk, que atualmente é o principal alvo da invasão promovida pela Rússia.

"Começou a evacuação obrigatória da região de Donetsk", disse a vice-premiê ucraniana, Iryna Vereshchuk, acrescentando que um primeiro trem já chegou em Kropyvnytsky, centro administrativo da província de Kirovohrad, no centro do país.

"Evacuamos mulheres, crianças e idosos, havia muitas pessoas com mobilidade reduzida. Todos foram acolhidos e ajudados", explicou a vice-premiê, que também exerce o cargo de ministra para Reintegração dos Territórios Temporariamente Ocupados.

De acordo com a agência Ukrinform, entre 200 mil e 220 mil moradores de Donetsk devem ser evacuados nos próximos dias. A retirada é "obrigatória", mas, segundo Kiev, não será forçada. Quem escolher permanecer terá de assinar um documento assumindo a responsabilidade pela decisão.

Assim como a vizinha Lugansk, Donetsk é palco de conflitos separatistas desde 2014 e compõe a região do Donbass, área do leste da Ucrânia que tem maioria étnica russa e cuja conquista é o principal objetivo declarado por Moscou.

As tropas russas e as milícias separatistas já tomaram quase 100% da província de Lugansk e agora tentam avançar em Donetsk.

----------
Tá complicado de entender o mundo?
A gente explica! OREPORTER.COM está
no Facebook, Twitter Instagram e Youtube. Siga-nos, compartilhe o nosso conteúdo e tenha notícia em tempo real aonde você estiver.

 

Últimas de Mundo