O Repórter

Vice da Comissão Europeia debate meio ambiente com Alckmin

Frans Timmermans realiza visita em Brasília nesta segunda (23)

Por Agência Ansa
23 de janeiro de 2023 às 16:07
Atualizada em 23 de janeiro de 2023 às 16:12
Compartilhe a notícia:
Cadu Gomes
Alckmin sublinhou a relevância da candidatura de Belém (PA) para sediar a COP 30, em 2025.
Alckmin sublinhou a relevância da candidatura de Belém (PA) para sediar a COP 30, em 2025.

SÃO PAULO - O vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, se reuniu nesta segunda-feira (23) com o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, para debater as relações bilaterais entre Brasil e a União Europeia, no âmbito da parceria estratégica existente desde 2007.

Timmermans, que também é comissário de Ação Climática da União Europeia, visita o país até o próximo dia 24 de janeiro em um contexto que envolve o reposicionamento brasileiro na pauta ambiental e nos compromissos com o desmatamento, de acordo com o Palácio do Planalto.

Em nota, o governo Lula enfatiza que Alckmin e o representante da UE discutiram sobre temas associados ao comércio, à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Além disso, o ministro do Desenvolvimento ainda ressaltou a importância da candidatura de Belém, no Pará, para sediar a cúpula climática COP30, em 2025, e "reiterou que a agenda de sustentabilidade e a economia verde serão as bases para a reindustrialização do Brasil".

O encontro ocorreu no momento em que Lula visita a Argentina em sua primeira viagem internacional desde que assumiu o cargo.

"Os dois lados reforçaram a relevância do acordo de livre comércio entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a UE", diz o comunicado, acrescentando que "o comprometimento de ambos com a sua entrada em vigor foi reiterado".

Em publicação no Twitter, Timmermans garantiu que a Comissão Europeia "está pronta para trabalhar com o Brasil no clima e meio ambiente, multilateralismo e comércio". "Agora temos uma janela de oportunidade para demonstrar que o comércio pode ser livre, justo e sustentável", escreveu.

A UE é considerada o segundo maior parceiro comercial do Brasil - o bloco é o maior importador agrícola mundial e o Brasil é, atualmente, o 12º parceiro comercial da UE e o 2º maior fornecedor de produtos agrícolas para o bloco.

Últimas de Brasil