O Repórter

Viradouro é campeã do carnaval do Rio e conquista 3º título em sua história

Tarcísio Zanon desenvolveu o enredo 'Arroboboi, Dangbé'

Por Rafael Max
14 de fevereiro de 2024 às 17:47
Atualizada em 18 de fevereiro de 2024 às 17:29
Compartilhe a notícia:
Alex Ferro/Riotur
A Viradouro é a campeã do carnaval 2024
A Viradouro é a campeã do carnaval 2024

RIO - A Unidos do Viradouro é a campeã do carnaval do Rio de Janeiro. A escola de samba de Niterói apresentou o enredo Arroboboi, Dangbé, do carnavalesco Tarcísio Zanon.

Na apuração realizada nesta quarta-feira (14), a Viradouro disputou a liderança com a Grande Rio. A escola de Duque de Caxias, porém, perdeu força a partir do quesito enredo e ficou em terceiro lugar com o enredo "Nosso Destino é ser Onça".

A Imperatriz Leopoldinense foi a vice-campeã com o enredo sobre o testamento da Cigana Esmeralda. Salgueiro, Portela e Vila Isabel completam o top 6 que estará no desfile das campeãs.

A Unidos do Porto da Pedra ficou com a 12ª e última posição e foi rebaixada para a Série Ouro de 2025.

Na Marquês de Sapucaí, a Viradouro mostrou o culto ao vodum serpente. A escola abordou o culto africano,a  chegada ao Brasil através do Candomblé Jeje e seu sincretismo religioso. Destaque para a comissão de frente e sua serpente gigante, considerada pela crítica como uma das melhores do carnaval 2024.

Foi o terceiro título da Viradouro no carnaval da cidade do Rio de Janeiro - a escola também foi campeã em 1997 e em 2020. Dos três campeonatos da vermelho e branco, dois foram de responsabilidade de Zanon.

Últimas de Rio