O Repórter

Vítima de padre pedófilo na Alemanha denuncia Bento XVI

Segundo ação, o papa emérito sabia dos crimes de Peter Hullerman

Por Agência Ansa
22 de junho de 2022 às 10:55
Atualizada em 22 de junho de 2022 às 10:57
Compartilhe a notícia:
Ansa
Joseph Ratzinger durante celebração no Vaticano, em junho de 2016
Joseph Ratzinger durante celebração no Vaticano, em junho de 2016

BERLIM - Uma vítima de abusos sexuais na Igreja Católica da Alemanha denunciou o papa emérito Bento XVI por acobertamento de um padre pedófilo.

O caso chega cinco meses depois da divulgação de um relatório que aponta pelo menos 497 vítimas de violência sexual na Arquidiocese de Munique e Freising entre 1945 e 2019, englobando inclusive o período de Joseph Ratzinger como arcebispo (1977-1982).

A denúncia foi feita por uma vítima anônima do padre Peter Hullerman, transferido de Essen para Munique em 1980, após ter sido acusado de violentar um garoto de 11 anos. Segundo a ação, Ratzinger tinha "conhecimento da situação e no mínimo não levou em consideração que esse sacerdote pudesse repetir seus crimes".

Depois de ter sido transferido para a Arquidiocese de Munique, então chefiada pelo futuro pontífice, Hullerman manteve suas funções pastorais e continuou cometendo abusos contra menores de idade. Ele só seria condenado em 1986, porém com pena suspensa.

O relatório independente divulgado em janeiro aponta "comportamentos errôneos" de Bento XVI em pelo menos quatro casos, incluindo o de Hullerman, e diz que não foi possível identificar um eventual interesse de Ratzinger pelas vítimas.

O documento contém uma declaração por escrito em que o papa emérito nega que soubesse do histórico de crimes de Hullerman. No entanto, após a repercussão negativa do relatório, Bento XVI retificou seu pronunciamento e admitiu ter participado de uma reunião em janeiro de 1980 para discutir o caso do padre pedófilo.

Últimas de Mundo