O Repórter

Zelensky visita Izyum, cidade retomada por tropas ucranianas

Presidente participou de cerimônia para hastear bandeira do país

Por Agência Ansa
14 de setembro de 2022 às 10:25
Atualizada em 14 de setembro de 2022 às 10:33
Compartilhe a notícia:
EPA
Izyum foi recuperada pelas tropas ucranianas nos últimos dias.
Izyum foi recuperada pelas tropas ucranianas nos últimos dias.

ROMA - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, visitou nesta quarta-feira (14) a cidade de Izyum, localizada na região de Kharkiv, que foi retomada pelos militares do país nos últimos dias após passar meses sob ocupação de tropas russas.

"Antes, quando olhávamos para o alto, buscávamos ver um céu azul. Hoje, quando olhamos para cima, buscamos só uma coisa: a bandeira ucraniana. O nosso amarelo-azul já está tremulando na Izyum libertada. E assim será em cada cidade e vila ucraniana", disse o mandatário durante a cerimônia de hasteamento da bandeira conforme repercutiu a mídia local.

Segundo Zelensky, as tropas "estão se movendo em uma só direção: para frente e para a vitória". A cerimônia em Izyum reuniu chefes políticos locais, representantes das forças armadas nacionais e soldados que ajudaram na libertação da cidade da ocupação russa.

A localidade recuperada fica na região de Kharkiv que está no meio de uma campanha contraofensiva de Kiev para retomada de controle desde o início de setembro. Segundo dados do governo, mais de três mil quilômetros quadrados foram recuperados, incluindo cerca de 300 cidades e vilas.

Izyum era uma das mais importantes da área, assim como Berdiansk e Balakliya, por conta dos reabastecimentos das tropas russas nessa região. No entanto, as autoridades locais estimam que mais de 80% das construções locais foram destruídas na guerra e mais de mil civis morreram desde fevereiro nos combates.

Últimas de Mundo