O Repórter

Aos 23 anos, Mbappé já é o maior artilheiro da história das finais de Copas

Autor do segundo hat-trick da história em uma final de Mundiais, Kylian Mbappé se tornou o maior artilheiro em decisões

© FIFA
Por OREPORTER.COM
19 de dezembro de 2022 às 00:08
Atualizada em 19 de dezembro de 2022 às 00:15
Compartilhe a notícia:
FIFA
Mbappé é o jogador mais jovem da história a disputar duas finais de Copa
Mbappé é o jogador mais jovem da história a disputar duas finais de Copa

DOHA - Kylian Mbappé certamente terá que esperar as lágrimas secarem e deixar o tempo diminuir a dor da derrota para poder entender a dimensão de sua atuação neste 18 de dezembro de 2022. Apesar de a vitória da Argentina na final da Copa do Mundo FIFA ter deixado a grande partida do atacante francês em segundo plano, a constatação do que vimos hoje no Estádio Lusail é simples: o campeão mundial de 2018 deu um passo decisivo para figurar entre os maiores de todos os tempos.

Poucos ousariam imaginar que a noite de Mbappé seria de emoções tão fortes e antagônicas. Apesar de ter demorado mais de uma hora para enfim mostrar o seu talento, o jogador mais jovem da história a disputar duas finais de Copa - com 23 anos e 363 dias - voltou a deixar o mundo do futebol boquiaberto. Primeiro, marcou de pênalti aos 35 minutos do segundo tempo o gol que acordou a França. Um minuto depois, com um lindo voleio, decretou o empate e pôs fogo na decisão. E já no fim da prorrogação, de novo em cobrança de pênalti - que ele mesmo havia obtido -, deixou tudo igual mais uma vez (3 a 3).

Autor de um gol na final da Rússia 2018 contra a Croácia (4 a 2), Mbappé chegou a quatro em decisões de Copa, superando de uma só vez Geoffrey Hurst, Zinedine Zidane e, principalmente, Pelé. O trio de agora ex-recordistas havia anotado três.

Os maiores artilheiros das finais de Copas do Mundo

Kylian Mbappé (França) - 4 gols
Pelé (Brasil), Zinedine Zidane (França), Geoffrey Hurst (Inglaterra) - 3 gols
Gino Colaussi (Itália), Silvio Piola (Itália), Vavá (Brasil), Paul Breitner (Alemanha), Mario Kempes (Argentine), Ronaldo (Brasil), Lionel Messi (Argentina) - 2 gols

Até hoje, o inglês Geoffrey Hurst era o único a ter marcado um hat-trick em uma final, na Inglaterra 1966. Na ocasião, o ex-jogador do West Ham foi decisivo na vitória sobre a Alemanha por 4 a 2, que garantiu o título dos ingleses. Hurst obteve o feito "em casa". Mbappé é, portanto, o primeiro a consegui-lo "fora".

O inglês, aliás, parabenizou Mbappé em um post no Twitter durante a partida: "Muitos parabéns a Mbappé, independentemente do que aconteça. Meu recorde durou bastante!"

Após um duelo de altíssimo nível com Lionel Messi no Estádio Lusail, o atacante do Paris Saint-Germain terminou sua campanha no Qatar 2022 com oito gols, garantindo assim a Chuteira de Ouro adidas de maior artilheiro da competição. Embora não tenha conseguido sorrir após receber o prêmio em meio à festa argentina, o prodígio francês pode ao menos se orgulhar de já somar 12 gols em Copas do Mundo, mesmo número que Pelé.

Os maiores artilheiros da história das Copas do Mundo

1.     Miroslav Klose (Alemanha) – 16 gols
2.     Ronaldo (Brasil) – 15 gols
3.     Gerd Müller (Alemanha) – 14 gols
4.     Lionel Messi (Argentina), Just Fontaine (França) – 13 gols
5.     Pelé (Brasil), Kylian Mbappé (França) – 12 gols

"Kylian deixou a sua marca nesta final, mas não uma marca completa. Por isso ele estava tão triste ao final, como todos os jogadores", disse Didier Deschamps, treinador da França, certamente orgulhoso dos feitos alcançados pelo atacante.

Agora o segundo maior artilheiro da história de seu país em Mundiais, Mbappé ficou a apenas um gol do recorde de Just Fontaine, que fez todos os seus 13 na Suécia 1958. Quinto jogador da história a marcar em duas finais diferentes (depois dos brasileiros Vavá e Pelé, do francês Zinedine Zidane e do alemão Paul Breitner), ele se tornou o segundo francês a terminar como artilheiro da competição, justamente após Fontaine

Neste ritmo, com apenas 23 anos - completará 24 nesta terça-feira, 20 de dezembro - e somente duas participações em Copas, difícil não imaginar que, mais cedo ou mais tarde, Mbappé se aproximará ainda mais do recorde do alemão Miroslav Klose, de 16 gols.

Ao ver as grandes atuações de jogadores como Lionel Messi (35 anos) e Ángel Di Maria (34 anos) na final deste domingo, é possível prever que o jovem francês jogue mais algumas Copas do Mundo no futuro. A história entre ele e a mais bela das competições certamente não acabou.

Últimas de Copa 2022