O Repórter

'Deus não renega ninguém', diz Papa sobre homossexuais

Declaração está em novo livro lançado na Itália

Por Agência Ansa
20 de janeiro de 2023 às 11:27
Atualizada em 20 de janeiro de 2023 às 11:31
Compartilhe a notícia:
Ansa
Papa Francisco durante audiência geral no Vaticano.
Papa Francisco durante audiência geral no Vaticano.

VATICANO - O papa Francisco voltou a dar um sinal de abertura a homossexuais na Igreja Católica e afirmou que "Deus não renega nenhum de seus filhos".

A declaração está no livro "La paura come dono" ("O medo como presente", em tradução literal), que chega à livrarias italianas na semana que vem e traz diálogos do pontífice com o psicólogo Salvo Noé.

"Deus é pai e não renega nenhum de seus filhos. O estilo de Deus é proximidade, misericórdia e ternura, e não julgamento e marginalização. Deus se aproxima com amor de todos os seus filhos. Seu coração está aberto a todos. O amor não divide, mas une", diz o Papa ao falar sobre homossexuais.

A Igreja Católica ensina que a homossexualidade é um pecado, mas Francisco implantou uma postura mais aberta ao longo de seu pontificado, o que já lhe rendeu até acusações de heresia por parte de bispos ultraconservadores.

Ao mesmo tempo, no entanto, Jorge Bergoglio declarou uma vez que a "homossexualidade parece estar na moda", enquanto o Vaticano fez pressão para o Parlamento da Itália engavetar um projeto de lei que criminalizava a homofobia e a transfobia.

Últimas de Mundo