O Repórter

Charles III e William cumprimentam súditos em fila de velório

Tempo de espera para se despedir da rainha é de mais de 10 horas

Por Agência Ansa
17 de setembro de 2022 às 13:29
Atualizada em 17 de setembro de 2022 às 13:32
Compartilhe a notícia:
EPA
Charles III conversa com súditos em fila de velório da rainha Elizabeth II.
Charles III conversa com súditos em fila de velório da rainha Elizabeth II.

LONDRES - O rei Charles III e o príncipe de Gales, William, cumprimentaram súditos que aguardavam na fila quilométrica para o velório da rainha Elizabeth II, em Londres, neste sábado (17).

O novo soberano e o herdeiro do trono trocaram apertos de mãos e conversaram com algumas das pessoas que passaram a noite inteira na fila para se despedir da monarca - o tempo de espera é estimado atualmente em cerca de 16 horas.

O encontro de Charles III e William com os súditos durou poucos minutos, mas foi possível ouvir gritos de "Deus salve o rei" e "Deus salve o príncipe".

Desde a última quarta-feira (14), milhares de pessoas formam uma fila quilométrica nas margens do Tâmisa para fazer sua última saudação a Elizabeth II, rainha mais longeva na história do Reino Unido, com 70 anos de trono.

A monarca faleceu no último dia 8, aos 96 anos, abrindo caminho para a ascensão de Charles III, 73. Na sexta-feira (16), um homem furou o cordão de segurança e tentou se aproximar do caixão, mas foi rapidamente contido pela polícia.

"Ele foi detido por ofensa enquadrada na Lei de Ordem Pública e está sob custódia", diz um comunicado da Polícia Metropolitana de Londres.

Financiada com dinheiro público, a longa cerimônia de despedida da rainha terminará na próxima segunda-feira (19), com um funeral que deve reunir dezenas de líderes do mundo todo.

Últimas de Mundo